Dois jovens crentes vindos do Rossio de Abrantes instalaram-se em Ponte de Sor, onde passaram a trabalhar no escritório da C.P. na Salgueirinha. Porém, o seu ardor missionário, já demonstrado em Abrantes, levou-os também a procurar levar rapidamente o evangelho ao povo de Ponte de Sor.

Assim, por iniciativa e responsabilidade dos dois jovens crentes ferroviários Manuel Machado Felicíssimo e Jacinto Pereira Cabral Cardoso, as reuniões evangélicas em Ponte de Sor tiveram início em Março de 1911, numa casa particular situada na Estrada da Estação, como então se chamava a atualmente denominada por Av. da Liberdade, em frente do jardim. A 13 de Abril desse mesmo ano, na semana da Páscoa, celebrada a 16 de Abril, tiveram início as reuniões públicas numa casa que existia onde se situa atualmente o largo fronteiro ao Palácio da Justiça e à Câmara Municipal.


De assinalar, porém, que, a partir dos anos trinta, um jovem crente passou a ser uma importante coluna local, de apoio ao Pastor António de Sousa Ramos e depois ao Pastor Júlio Roberto dos Santos, na Igreja de Ponte de Sor.

Este jovem, batizado aos 20 anos pelo Pastor Ramos, em 8 de Janeiro de 1928, chamava-se José Marques Calado. O Senhor foi confirmando o dom de evangelista e mestre a este jovem, e, a pouco e pouco, ao longo dos anos trinta e quarenta, a Igreja passou a ter maior autonomia, no que diz respeito às suas iniciativas, na direção das reuniões, na Escola Dominical, na pregação do evangelho nos Cultos da Igreja e na evangelização em outras localidades próximas. Em meados dos anos trinta José Marques Calado foi consagrado como Presbítero e tornou-se o sustentáculo da Igreja, o seu responsável máximo, em representação do Pastor.

A Igreja de Ponte de Sor tornou-se autónoma da Igreja do Rossio de Abrantes, que aderiria ao presbiterianismo, tal como o seu Pastor, Sr. Júlio Roberto dos Santos, o qual deixou, o pastorado de Ponte de Sor.

Com esta alteração, a Igreja Evangélica de Ponte de Sor passou a reger-se com autonomia. Convidou o Presbítero José Marques Calado para novo Pastor da Igreja, sem encargos financeiros para esta, pois era comerciante e professor particular. Manteve-se, contudo, ligada à Missão Evangelizadora do Brasil e Portugal, a qual, a partir de 1950, convidou o Presbítero José Marques Calado para ser seu Obreiro, a tempo integral.

Apesar da autonomia adquirida no final de 1946, a Igreja só veio a adquirir perso-nalidade jurídica a 2 de Janeiro de 1954, quando o Governo Civil de Portalegre aceitou e registou os Estatutos da Igreja de Ponte de Sor.

A partir de Janeiro de 1950, como Obreiro da Missão Evangelizadora, além da atividade pastoral na Igreja, fazia trabalho de colportagem, de terra em terra, de porta em porta, anunciando a Palavra de Deus, distribuindo literatura e vendendo Bíblias, nas províncias do Ribatejo, Alto Alentejo e Beira Baixa.

Devido ao grande desenvolvimento da Igreja, foi necessário ampliar as instalações do antigo templo, com a construção de uma galeria, inaugurada em 1971. Mais tarde, em 1984, foi inaugurado o novo templo, mesmo ao lado do anterior, ficando interligados, para a realização de várias atividades de carácter espiritual e social.

Por intermédio do Pastor José Marques Calado, a Igreja de Ponte de Sor abriu cerca de quarenta Missões, entre 1950 e 1980, chegando a dar assistência a cerca de vinte, em simultâneo. Algumas delas fecharam alguns anos depois, por falta de casa para as reuniões, quando faleciam os dois membros da família de crentes, onde as mesmas se realizavam, ou deixavam de residir nessa localidade.

A partir dos anos sessenta, o Pastor J. M. Calado foi auxiliado, pelos obreiros a tempo parcial, António Maria Dias (1968-1979), e Bernardino Marques Fontes, (1965-1975). A partir de 1975, com a chegada à Igreja do Pastor Daniel Santos e Silva Calado, com viatura própria, depois na carrinha da Igreja, a assistência a todas as Missões ficou muito mais facilitada. O mesmo sucedeu, com a chegada do novo Pastor Vítor Manuel Ramos Biscaia, em 1986 e que se manteve neste ministério até Fevereiro de 1999. Coube ao Pastor Daniel Calado a abertura de duas Missões da Igreja de Ponte de Sor, na década de 70: Carapuções em 1975 e Foros da Branca em 1977. Também o Pastor Vítor Biscaia abriu uma Missão em Cabeção em 1991.

A Igreja de Ponte de Sor iniciou um programa evangélico na rádio local de Ponte de Sor, a RTL, em 14 de Junho de 1987. Já tinha feito alguns programas na rádio, desde 1984, mas de modo regular e permanente, a partir de 1987. Estes programas evangélicos na rádio local terminaram em 2010.

A partir dos anos setenta, a cidade de Ponte de Sor, que até aí só havia conhecido a Igreja Congregacional, assistiu ao início de outras Igrejas Evangélicas. No início não houve muito inter-relacionamento, entre as várias Igrejas, mas pode dizer-se que, atualmente existe, e já são muitas as atividades comuns, quer em ações esporádicas, quer em trabalho regular, como o apoio à organização Caminhar - Associação Cristã de Apoio Social, realizado pelas várias Igrejas Evangélicas de Ponte de Sor, em instalações cedidas pela Câmara Municipal.

A Caminhar tem na sua organização representantes de três Igrejas Evangélicas de Ponte de Sor (Assembleia de Deus, Congregacional e Nova Aliança), tendo nos seus cargos diretivos os pastores e outros membros ativos destas igrejas.

 

Pr. José Calado, em dia de Baptismos no Templo Antigo (1971).




Interior do Templo Antigo (1974).




Grupo Coral.




Aspecto geral do Culto público à noite (1984).


Foram Pastores principais e auxiliares da Igreja: Manuel dos Santos Carvalho, José Augusto dos Santos e Silva, António de Sousa Ramos, Júlio Roberto dos Santos, José Marques Calado, Daniel Santos e Silva Calado, Vítor Manuel Biscaia, Oswaldo Carreiro Filho, Eduardo Prado, Jorge Campos, João Narciso, Márcio Lima e Vanderli Carreiro.

 

   

© 2016 Igreja Evangélica Congregacional Pontessorense. / [email protected]
Necessita ter o leitor do Adobe Flash para visualizar este sítio.